A importância da atuação de um advogado trabalhista para sua empresa

nov 18, 2019 | Sem categoria

O Direito Trabalhista é uma área jurídica que cuida das relações de trabalho entre empregados e empregadores, e contar com um advogado é essencial para que uma instituição possa executar suas operações sem ter problemas legais.

Consultar um advogado se tornou uma medida obrigatória para as organizações, já que a legislação muda frequentemente e o descumprimento das leis trabalhistas e obrigações fiscais pode ocasionar grandes problemas.

 

O advogado trabalhista

A legislação do trabalho é extensa e possui suas peculiaridades, que causam um impacto direto nas atividades desenvolvidas pelo empreendimento.
Um advogado orienta quais as melhores escolhas que os empregadores devem adotar, cumprindo a legislação vigente. Empresas assistidas por um advogado trabalhista conseguem evitar prejuízos que são provocados em caso de desrespeito aos direitos dos funcionários.

 

Áreas de atuação

O trabalho de um advogado trabalhista está presente em algumas áreas de atuação, auxiliando empresas e empregadores. preventiva (antes do conflito) e contenciosa (durante o conflito).

Advocacia preventiva
A prevenção evita que a empresa arque com riscos que podem gerar multas via ação judicial ou administrativa que surgem do descumprimento das regras que regularizam os direitos trabalhistas.
Se precaver destas ações evita também uma série de custos agregados no passivo trabalhista da empresa.
A prevenção faz com que a produtividade seja maior, facilitando eventuais defesas, como em casos de fiscalização. Dúvidas sobre relações de emprego, contratos de trabalho, bancos de horas, FGTS e assuntos pertinentes aos direitos do trabalhador e da empresa serão esclarecidas pelo advogado trabalhista. É ideal que a empresa possa contar com um advogado permanente para ajudar a estabelecer a melhor estratégia de fiscalização do trabalho.

Advocacia contenciosa
Quando as medidas preventivas não são tomadas de maneira adequada ou no momento oportuno, e a disputa entre as partes já se iniciou, cabe ao advogado representar a empresa para que a instituição tenha chances de vencer a disputa ou um prejuízo menor. Os direitos da organização são defendidos perante a Justiça do Trabalho. Ações judiciais, elaboração de defesas e acompanhamento processual, recursos, execuções, rescisão do contrato de trabalho e dissídios coletivos podem ser acompanhados pelo advogado trabalhista que poderá assegurar os melhores resultados e defesa.

Advocacia previdenciária
Para trabalhadores que decidem cobrar algum direito na Justiça do Trabalho ou quando uma empresa necessita de auxílio para resolver questões judiciais, defesas administrativas, mandado de segurança e ações judiciais em face de decisões administrativas, fazem parte dos serviços prestados por um advogado trabalhista.

O processo de contratação deve estar de acordo com a legislação, pois evita processos trabalhistas no futuro. O advogado deve analisar todos os contratos para prevenir ou arrumar possíveis irregularidades.

O valor de pagamento acordado na carteira de trabalho deve ser pago, pois a prática de pagar “por fora” é um meio ilegal e gera um processo judicial.

 

O contrato ou terceirização dos serviços de um advogado trabalhista é capaz de desempenhar um papel fundamental, garantindo a segurança e o cumprimento de direitos tanto de empresas, quanto no auxílio aos colaboradores.

Gostou? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais e leve este conteúdo relevante para seus amigos e seguidores!